Artigos

Data: 19 de Outubro de 2017

Artigo: Investir em qualificação pessoal e profissional será sempre a melhor estratégia

Educação continuada como estratégia de combate ao desemprego

Investir em qualificação pessoal e profissional será sempre a melhor estratégia.

Por Diego Felipe Borges de Amorim

Há quem diga que o melhor momento para se procurar emprego seja quando se está empregado. Analogamente, o melhor momento para se buscar qualificação profissional é quando se está na ativa, pois a busca por qualificação contínua maximiza as chances de promoções profissionais ou, na mais modesta das hipóteses, a manutenção do atual trabalho. Entretanto, parece que esta mentalidade não está associada ao senso comum, visto que a maior parcela da massa trabalhadora não se preocupa com estas questões enquanto vinculada ao mercado de trabalho.

Certamente que esta é uma das principais causas para o aumento do turnover em alguns setores mercadológicos e para a demora em que o desempregado atual leva para se reinserir no mercado de trabalho.

Uma pesquisa recente realizada na Grande Porto Alegre RS, indica que o tempo médio na busca por emprego chega a  nove meses, sendo que essa "espera" mais que dobrou considerando os três últimos anos. Hoje, embora o nível de desemprego apresente leves sinais de melhorias (atualmente, são 13,3 milhões de desempregados, segundo dados do IBGE) e o mercado tenha a capacidade de crescer saudavelmente, parece que boa parte dos desempregados atuais ainda terão enormes dificuldades para conseguirem retornar ao mercado de trabalho. E o principal motivo reside no nível de instrução do indivíduo que busca por uma oportunidade. E as empresas estão mais exigentes, também, devido ao aumento da oferta atual de candidatos.

Mas não é só isso. O aumento latente de candidatos no mercado não significa um aumento proporcional de profissionais instruídos, ou seja, qualificados. Além disso, a maior parcela que contribui para o aumento do nível de desemprego atual é oriunda de candidatos pouco instruídos, ainda que estes possam ser considerados "profissionais" em suas áreas de atuação. Por exemplo, o indivíduo pode ter as habilidades necessárias para exercer o "trabalho", porém pode não possuir as competências mínimas que se traduzem em um nível aceitável para a empresa. Isso, definitivamente, inclui grau de escolaridade e não é, tão somente, o ensino médio que pode garantir empregabilidade nesse presente futuro.  É preciso mais, ir além. Por isso, a educação continuada pode ser a possibilidade para se destacar em meio a tantos candidatos potenciais.

Nesse sentido, há boas oportunidades para se qualificar. São alternativas totalmente viáveis e fundamentais para agregar valor ao "currículo" e chamar a atenção dos recrutadores, estes, recorrentemente, que apontam essa estratégia como forma do profissional se manter "destacado" no mercado de trabalho.

Evidentemente que temos de considerar alguns fatores restritivos que podem ocorrer, como o universo de acesso à internet, o percentual de uso das tecnologias móveis, e o nível de "alfabetização digital". Mas, considerando que as tecnologias estão se popularizando numa velocidade incrível tanto quanto o uso de smartphones, então por que não usá-los a seu favor? Acredito que boa parte deste paradigma seja, apenas, uma questão de foco pessoal e de gestão de tempo individual.


Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/educacao-continuada-como-estrategia-de-combate-ao-desemprego/107221/
Publicado em 09.10.2017







voltar


Login:
Senha:
Login:
Senha:









Horário de Atendimento


SEGUNDA                      TERÇA                             QUARTA                         QUINTA                           SEXTA                             SÁBADO
9h às 12h                        9h às 12h                       9h às 12h                       9h às 12h                       9h às 12h                       8h às 12h
13h30 às 21h30           13h30 às 21h30           13h30 às 21h30           13h30 às 18h30           13h30 às 18h30           13h às 17h


S-Info Webmail S-Maq - Soluções Web

Seac Escola de Educação Profissional
Rua Juvêncio Soares, 1744
Cachoeira do Sul/RS - Fone: 51 3723 1758