Artigos

Data: 05 de Outubro de 2018

Artigo: MundoGEO#Connect

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mercado de GIS deve ultrapassar 10 bilhões de dólares em 5 anos


Por MundoGEO | 18h02, 08 de Março de 2018

Segundo um estudo recente, o tamanho do mercado de Geo vai dobrar até 2023 e ultrapassar 10 bilhões de dólares de faturamento
De acordo com o mais recente relatório de pesquisa publicado pela MarketsandMarkets, o mercado de Geotecnologia foi avaliado em 5,33 bilhões de dólares em 2016 e deve alcançar 10,12 bilhões em 2023, apresentando um crescimento anual de aproximadamente 9,6% entre 2017 e 2023.


Tamanho do mercado de gis 300x162 Mercado de GIS deve ultrapassar 10 bilhões de dólares em 5 anos.
O título do estudo de mercado é “Geographic Information System (GIS) Market by Component (Hardware (GIS Collector, Total Station, LIDAR, GNSS Antenna) & Software), Function (Mapping, Surveying, Telematics and Navigation, Location-Based Service), End User – Global Forecast to 2023″.


Alguns dos fatores que deverão impulsionar esse crescimento são o desenvolvimento de smart cities, a integração da tecnologia geoespacial com outros sistemas para business inteligente e a adoção de soluções geo para transportes.


De acordo com o estudo, os principais players são, em ordem alfabética, Autodesk (EUA), Bentley System (EUA), Esri (EUA), General Electric (EUA), Hexagon (Suécia), Pitney Bowes (EUA), Topcon (Japão) e Trimble (EUA).
Nesse estudo foi incluído praticamente tudo que é relativo a Geoprocessamento sob o “guarda-chuva” do GIS, desde GNSS e Laser Scanning até LBS e interfaces com o usuário.
O escopo do relatório prevê a categorização do mercado de GIS segundo componentes, função, usuário final e geografia:


Mercado de GIS por Componentes

• Hardware
- Coletores GIS
- Estações Totais
- Lidar
- Antenas GNSS/GPS
- Sensores de Imageamento

• Software


Mercado de GIS por Função

• Mapeamento
• Telemática e Navegação
• Location-Based Services


Mercado GIS por Usuário Final

• Agricultura
• Construção
• Transportes
• Utilities
• Mineração
• Óleo & Gás


Mercado GIS por Geografia

• América do Norte
• Europa
• Ásia Pacífico (APAC)
• Resto do Mundo (RoW, na sigla em inglês)


E no Brasil?

O estudo de mercado mais “recente” no Brasil é de 2008, feito pela empresa Intare Consultoria em Gestão da Informação.
Com um crescimento de 9% entre 2006 e 2007, e de 20% estimado para aquele ano, o dimensionamento do mercado potencial de geotecnologia no Brasil para 2008 era de 619 milhões de reais, considerado o conjunto dos componentes Dados, Softwares e Serviços.
O gráfico a seguir apresenta o dimensionamento do mercado brasileiro para o período 2006-2008, em milhões de reais.
dimensionamento do mercado brasileiro de gis Mercado de GIS deve ultrapassar 10 bilhões de dólares em 5 anos
E a figura abaixo ilustra o panorama do mercado, por tipo de solução, conforme os tipos definidos anteriormente.
panorama do mercado de gis por tipo de solução Mercado de GIS deve ultrapassar 10 bilhões de dólares em 5 anos

Com informações do blog Fonte: Geodrops

Geo nas Cidades Inteligentes
A revolução digital já chegou à Gestão Municipal Inteligente.
Smart Cities – ou Cidades Inteligentes – são sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais e serviços para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.


De acordo com um estudo do Gartner, as maiores metrópoles do mundo têm adotado soluções de Smart Cities, ativadas por Internet das Coisas, para solucionar ou mitigar problemas urbanos. E segundo informações da FGV, este setor vai movimentar um mercado global de soluções tecnológicas estimado em 408 bilhões de reais até 2020.


Hoje, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes, ao mesmo tempo em que países desenvolvidos precisam aprimorar a infraestrutura urbana existente para permanecerem competitivos.
E a Geotecnologia será a camada comum a todos os sistemas de uma cidade inteligente, integrando todos os dados. Afinal, tudo o que acontece, acontece em algum lugar, não é mesmo?


Neste seminário Geo nos Municípios Inteligentes, que será realizado no dia 16 de maio em São Paulo (SP) no MundoGEO#Connect 2018, profissionais do setor estarão reunidos para apresentar resultados e discutir as melhores formas de convencer os gestores públicos a investir na informação geográfica, não só para melhorar a arrecadação, mas também como ferramenta moderna de gestão inteligente do território urbano.










 







voltar


Login:
Senha:
Login:
Senha:









Horário de Atendimento


SEGUNDA                      TERÇA                             QUARTA                         QUINTA                           SEXTA                             SÁBADO
9h às 12h                        9h às 12h                       9h às 12h                       9h às 12h                       9h às 12h                       8h às 12h
13h30 às 18h30           13h30 às 21h30           13h30 às 21h30           13h30 às 18h30           13h30 às 18h30           13h às 17h


S-Info Webmail S-Maq - Soluções Web

Seac Escola de Educação Profissional
Rua Juvêncio Soares, 1744
Cachoeira do Sul/RS - Fone: 51 3723 1758